Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Narcisos

O Narciso é planta de clima temperado e bem simples de cultivar. Podem ser cultivadas em vasos ou canteiros. Geralmente estão disponíveis em branco, creme ou amarelo. As plantas adaptadas ao clima tropical normalmente tem floração de branco ou amarelo puro e são muito perfumadas.


Figura: Narciso em canteiros

Figura: Narciso amarelo, combinado com Jacintos azuis

Figura: Narciso Branco
Descrição:

O Narciso é uma planta que produz flores diretamente do bulbo produzindo 8 pétalas que protegem outra bem ao centro, formando um tubo pequeno, por muitas vezes de cor diferente. Quando plantados em canteiros dão um ar campestre ao local. Seu cultivo não requer cuidados muito especiais, podendo ser plantado qualquer época do ano.

Época de Floração dos Narcisos

O Narciso floresce ao final do inverno e na primavera e entra em dormência até o próximo ano.

Época de plantio dos Narcisos

O Narciso pode ser plantado em qualquer época do ano, pois é possível deixar o bulbo dormente no solo, pois ele não morrerá. 

Clima para cultivar

Os Narcisos gostam de climas frios.

Requerimento de Luz

A luminosidade ideal é a indireta e abundante, no entanto aceita tanto a penumbra quanto o sol direto e é claro que nessas condições a floração fica prejudicada.

Dimensões da Planta

De 20 cm a 30 cm de altura por 20 cm de largura. Tendem a formar pequenas touceiras.

Instruções para o plantio de bulbos do Narciso

Plante os bulbos do Narciso em um vaso com uma profundidade 3 vezes o tamanho do buldo. Coloque o vaso em um local bem iluminado, porém onde o sol não bata diretamente. Prefira vasos de boca larga e rasos e caso plante mais de um bulbo faça um espaçamento de 10 cm entre eles. Os bulbos podem ser cobertos por mais ou menos 3 cm de terra.


Figura: Narciso plantado em vaso

Mistura para solo ou canteiro


O Narciso necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico


Como montar um vaso para receber o Narciso


Figura: Vaso para receber o Narciso ou Vaso raso de boca larga



1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso. Atenção: O vaso deve ter aproximadamente 12 cm de altura;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e plante os bulbos do Narciso com os brotos voltados para cima. Enterre os bulbos com cerca de 3 cm de terra.
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores, mas não muito próximos aos bolbos.


Adubação para o Narciso

Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Manutenção do Narciso

O Narciso também produz bulbos "filhos" e no final da floração você pode separá-los para plantar novamente. Você tem duas opções: pode deixar o buldos do Narciso na terra e esperar a próxima floração ou pode retirá-los da terra e armazená-los em local fresco e seco até que se inicie o processo de brotação e possam plantar os bulbos novamente. Regue sem encharcar, uma vez por semana observando se o solo está superficialmente seco.




Fontes: canalhamiuda.blogspot.com, www.jardineira.pro, plantasyjardin.com, www.florisa.com.br,  imagenswiki.com.br, flores.culturamix.com, www.paraminhamae.com, www.plantasonya.com.br, avidanoparaiso.blogspot.com, www.publicdomainpictures.net, http://comunidade.bemsimples.com, http://omeujardim.com
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia